Sobre a RBCC
O QUE PODEMOS FALAR SOBRE A REDE BRASILEIRA DE CIDADES CRIATIVAS - RBCC?
A RBCC é uma Associação composta pelas 14 cidades brasileiras que receberam o selo de Cidade Criativa da UNESCO: Fortaleza (design), Paraty (gastronomia), Belém (gastronomia), Belo Horizonte (gastronomia), Santos (cinema), Florianópolis (gastronomia), Recife (música), Salvador (música), Brasília (design), João Pessoa (artesanato/arte popular), Curitiba (design), Campina Grande (artes midiáticas). Nossa missão é ajudar todos os municípios brasileiros a desenvolverem progressivamente a sua indústria criativa, impactando positivamente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com o empreendedorismo baseado na criatividade, na tecnologia, nas artes e na cultura.

Mais que parcerias… uma verdadeira REDE!
Por meio dos Pontos Focais destas cidades, a RBCC integra uma rede com dezenas de organizações, empresas e laboratórios de criatividade no Brasil e no Mundo, tais como o FelizCidade – Laboratório de Inovação em Economia Criativa da UFCG, o Laboratório de Inovação no Artesanato da Paraíba, etc.
Ações capacitadoras
Contribuição

CIDADES CRIATIVAS DA UNESCO
Conheça as 14 cidades brasileiras que se submeteram a uma avaliação rigorosa de suas práticas de apoio à Economia Criativa em seus territórios municipais de desenvolvimento sustentável, realizada pela UNESCO, e receberam o selo de Cidade Criativa da UNESCO. Como consequência, elas pertencem à Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN – UNESCO Creative Cities Network). A UNESCO estabelece os padrões de excelência das práticas de apoio à economia criativa em mais de 300 cidades e realiza anualmente a Conferência Mundial da UCCN para promover parcerias internacionais.