Cidades Criativas com o Selo da Unesco

Desde 2004, a Unesco reconhece mundialmente o trabalho de cidades que constróem sua Economia criativa através de projetos inovadores e de grande impacto no desenvolvimento sustentável. Para ganhar o Selo de Cidade Criativa da UNESCO seus projetos devem construir territórios criativos singulares baseados na criatividade humana e em vocações locais inequívocas na Gastronomia, no Design, no Artesanato e Arte
Popular, nas Artes Midiáticas, Literatura, na Música, no Cinema. O princípio fundamental da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN) é que a criatividade e a colaboração entre Territórios Criativos é a fonte inesgotável de desenvolvimento humano.
No Brasil, 14 cidades que compõem a UCCN formam a Rede Brasileira de Cidades Criativas da UNESCO: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design, Recife (PE) e Salvador (BA), no campo da música; João Pessoa (PB), na área do artesanato e artes populares; Santos (SP) e Penedo (AL) no campo do cinema, Rio de Janeiro, na Literatura, e Campina Grande (PB), no campo das artes midiáticas.
Fonte de Informações: Ministério do Turismo.