Fundada em 1897, Belo Horizonte é considerada uma das primeiras cidades modernas planejadas do Brasil. Com 2,5 milhões de habitantes, a cidade alia localização geográfica privilegiada, história associada à formação da cultura nacional e vocação colaborativa. Emersa em sua rica história está sua cultura alimentar. Durante a corrida do ouro do século XVIII, Belo Horizonte tornou-se um centro multicultural, com mineiros de todo o mundo inundando a cidade em busca de ouro e outros metais preciosos. Como resultado da escassez de alimentos, nasceu uma troca de conhecimentos criativa e aberta que pode ser vista na influência dos pratos brasileiros, portugueses e africanos na comida regional. Hoje, o setor de serviços e gastronomia representa 86% do PIB da cidade.
Belo Horizonte possui um amplo calendário de eventos parcial ou totalmente dedicados aos trabalhadores da área criativa. A Feira da Agricultura Familiar – AGRIMINAS, promove produtos regionais da agroindústria artesanal e oferece oportunidades de qualificação para produtores e assentados por meio da reforma agrária. A Semana Internacional do Café também é um evento predominante, realizado estrategicamente na capital do Estado com maior produção de café do Brasil. Esta exposição internacional inclui todos os envolvidos na produção e na cadeia de abastecimento do café, não apenas valorizando a sua contribuição, mas também olhando para a sustentabilidade a longo prazo da cafeicultura.
Vista internacionalmente como um destino gastronômico, a cidade possui um setor gastronômico talentoso e apoiado por iniciativas e políticas locais e privadas com o objetivo de preservar a culinária tradicional e ao mesmo tempo buscar a evolução e a inovação no setor. Implementado pelo governo, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego oferece diversos cursos que ensinam sommeliers, habilidades de hospedagem, técnicas de culinária e servidores. Aliado a isso, a iniciativa Hackatur incentiva novos modelos de negócios na cadeia do turismo e promove a união de agentes públicos e privados, visando melhorar a competitividade da cidade como destino turístico inteligente.
Em nossa plataforma, sua empresa poderá ser vista como potencial fornecedora para os projetos da Rede Brasileira das Cidades Criativas.
Promovemos a parceria e interação entre Cidades Criativas para que haja desenvolvimento e impacto social.
Endereço:
Av Getúlio Vargas, 781 - Centro Campina Grande/PB
contato@ecriativa.com.br
(83) 3099-2191
© 2025 RBCC – Todos os direitos reservados.
Administração do site – Dchance – 51.586.468/0001-40