Conheça a cidade de:

Belo Horizonte

Selo Unesco:

Gastronomia

Sobre a cidade:

Fundada em 1897, Belo Horizonte é considerada uma das primeiras cidades modernas planejadas do Brasil. Com 2,5 milhões de habitantes, a cidade alia localização geográfica privilegiada, história associada à formação da cultura nacional e vocação colaborativa. Emersa em sua rica história está sua cultura alimentar. Durante a corrida do ouro do século XVIII, Belo Horizonte tornou-se um centro multicultural, com mineiros de todo o mundo inundando a cidade em busca de ouro e outros metais preciosos. Como resultado da escassez de alimentos, nasceu uma troca de conhecimentos criativa e aberta que pode ser vista na influência dos pratos brasileiros, portugueses e africanos na comida regional. Hoje, o setor de serviços e gastronomia representa 86% do PIB da cidade.

Atuação no setor criativo:

Belo Horizonte possui um amplo calendário de eventos parcial ou totalmente dedicados aos trabalhadores da área criativa. A Feira da Agricultura Familiar – AGRIMINAS, promove produtos regionais da agroindústria artesanal e oferece oportunidades de qualificação para produtores e assentados por meio da reforma agrária. A Semana Internacional do Café também é um evento predominante, realizado estrategicamente na capital do Estado com maior produção de café do Brasil. Esta exposição internacional inclui todos os envolvidos na produção e na cadeia de abastecimento do café, não apenas valorizando a sua contribuição, mas também olhando para a sustentabilidade a longo prazo da cafeicultura.

Vista internacionalmente como um destino gastronômico, a cidade possui um setor gastronômico talentoso e apoiado por iniciativas e políticas locais e privadas com o objetivo de preservar a culinária tradicional e ao mesmo tempo buscar a evolução e a inovação no setor. Implementado pelo governo, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego oferece diversos cursos que ensinam sommeliers, habilidades de hospedagem, técnicas de culinária e servidores. Aliado a isso, a iniciativa Hackatur incentiva novos modelos de negócios na cadeia do turismo e promove a união de agentes públicos e privados, visando melhorar a competitividade da cidade como destino turístico inteligente.

Compromisso Unesco:

  • promover a inclusão produtiva de empreendedores e comunidades por meio do Projeto Horizontes Criativos;
  • melhoria do ambiente de negócios, formalização e cumprimento das normas de segurança alimentar, ao proporcionar maiores oportunidades de formação aos trabalhadores, bem como à valorização da cultura gastronómica da periferia da cidade;
  • incentivar o intercâmbio internacional através de um seminário internacional anual e da publicação semestral da Revista Alimenta;
  • fortalecimento do Turismo Gastronómico de base local;
  • desenvolver a interface entre criatividade, património e turismo, através da Rota Modernista para estabelecer cooperação institucional com as cidades para a arquitetura e design, e expandir o debate e promover soluções inteligentes e colaborativas de gestão do património.

Informações e Contatos:

Membro desde

2019

DADOS DO PONTO FOCAL

Ponto Focal Atual:

Marcos Vinicius Boffa

E-mail:

Marcos.boffa@pbh.gov.br

Telefone:

(31) 98438 4264

DADOS DA CIDADE

Site da Cidade:

Outros meios de contato:

Entre em Contato

Imagens da cidade:

Vídeos Institucionais:

Eventos promovidos na cidade:

Sem eventos encontrados
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?