Belém, capital do estado do Pará com 1,5 milhão de habitantes, tem 65% de seu território distribuído em 39 ilhas. Esse patrimônio geográfico oferece à cidade uma diversidade de produtos alimentícios locais como frutos do mar, açaí, cacau e pupunha. A gastronomia está ancorada na vida da cidade, pois abriga o histórico mercado de alimentos, o Ver-o-Peso, que deu origem ao maior festival anual da região amazônica dedicado à gastronomia. Hoje, o setor desempenha um papel importante na economia local, empregando 43 mil pessoas.
As iniciativas e programas desenvolvidos pela cidade focam particularmente na tecnologia e inovação alimentar, como demonstrado pela criação do Instituto de Tecnologia de Alimentos afiliado à Universidade Federal do Pará, bem como por muitos laboratórios de pesquisa dedicados a sistemas agroalimentares sustentáveis. Uma iniciativa de 2015, intitulada Belém Cidade do Gosto, testemunha esforços significativos para melhorar os hábitos alimentares da população, nomeadamente dos jovens.
Belém assume um papel central no reconhecimento do campo da gastronomia nas políticas culturais locais e nacionais. Em setembro de 2013, a cidade sediou a primeira Conferência sobre Gastronomia Amazônica, que resultou em um pedido às autoridades federais para reconhecer a gastronomia em todas as políticas públicas relacionadas à cultura. A proposta foi adotada dois meses depois pela Conferência Nacional de Cultura oficial do Ministério da Cultura.
Em nossa plataforma, sua empresa poderá ser vista como potencial fornecedora para os projetos da Rede Brasileira das Cidades Criativas.
Promovemos a parceria e interação entre Cidades Criativas para que haja desenvolvimento e impacto social.
Endereço:
Av Getúlio Vargas, 781 - Centro Campina Grande/PB
contato@ecriativa.com.br
(83) 3099-2191
© 2025 RBCC – Todos os direitos reservados.
Administração do site – Dchance – 51.586.468/0001-40